O meio ambiente e a criança


COMO O MEIO AMBIENTE AFETA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

 Poderemos citar a grande contribuição de Piaget para explicar como o desenvolvimento e as aprendizagens humanas acontecem. Nos estágios de crescimento humano, segundo ele, as modificações e o desenvolvimento do comportamento ocorrem da interação da criança com o meio ambiente. Assim, a criança começa a construir esquemas para assimilação do ambiente e se desenvolve em estágios até a idade em que se aprimora seu raciocínio lógico. É nesse período que as suas estruturas cognitivas alcançam o nível mais elevado. Sabemos que a criança aprende quando se envolve com a emoção e a razão no processo do conhecimento, daí pode-se concluir que a família e o ambiente familiar têm grande importância no desenvolvimento e na formação cognitiva da criança. A escola pode contribuir para essa formação através de um currículo voltado para uma ação pedagógica em que a construção do conhecimento e a formação do sujeito social estejam inseridas juntamente com as questões ambientais mais amplas. Com as experiências cotidianas do aluno, do professor e da comunidade, o currículo deve conter as questões citadas acima, interligadas com os valores diretamente envolvidos com o tema referido como ética, respeito, cidadania, amor ao próximo e à vida, transformando, assim a consciência das pessoas para a construção de um mundo mais justo, digno e ecologicamente equilibrado. A escola e a família devem oferecer condições para que a criança compreenda os fatos naturais e humanos de forma crítica e desenvolva atitudes construtivas para consigo e para com o meio em que vive.