A
aula - passeio
Na proposta pedagógica de Freinet,a interação
professor-aluno é essencial para a aprendizagem. Estar em contato com a
realidade em que vive o aluno é fundamental. As práticas atuais de jornal
escolar, troca de correspondência, trabalhos em grupo, aula-passeio são idéias
defendidas e aplicadas por Freinet desde os anos 20 do século passado. Além das
técnicas pedagógicas, o aspecto político e social ao redor da escola não deve
ser ignorado pelo educador. Isto porque sua pedagogia traz em seu bojo a
preocupação com a formação de um ser social que atua no presente. O professor
deve mesclar seu trabalho com a vida em comunidade, criando as associações, os
conselhos, eleições, enfim as várias formas de participação e colaboração de
tudo na formação do aluno, direcionando o movimento pedagógico em defesa da
fraternidade, respeito e crescimento de uma sociedade cooperativa e feliz.
Paulo Freire
( 1921 – 1997)
A
Pedagogia da Libertação
Paulo Freire delineou uma Pedagogia da Libertação, intimamente
relacionada com a visão marxista do Terceiro Mundo e das consideradas classes oprimidas na
tentativa de elucidá-las e conscientizá-las politicamente. As suas maiores
contribuições foram no campo da educação popular para a alfabetização e a
conscientização política de jovens e adultos operários, chegando a influenciar
em movimentos como os das Comunidades
Eclesiais de Base (CEB).No
entanto, a obra de Paulo Freire não se limita a esses campos, tendo
eventualmente alcance mais amplo, pelo menos para a tradição de educação
marxista, que incorpora o conceito básico de que não existe educação neutra.
Segundo a visão de Freire, todo ato de educação é um ato político.
Jean Piaget ( 1896 - 1980 )
Os estágios de desenvolvimento cognitivo humano
Piaget
desenvolveu em suas pesquisas a teoria da construção do conhecimento, mais
conhecida como Epistemologia Genética. Seu foco principal foi o sujeito
Epistemológico o qual foi estudado pelo método clínico desenvolvido pelo
próprio Piaget. A teoria explica como o conhecimento é adquirido e montado em
nossa psiquê, desde a primeira infância até a maturescência humana, os estágios
de desenvolvimento. A obra deste estudioso é reconhecida em todo mundo, pois
contribui para compreensão da formação e construção do intelecto. Através desta
teoria, diversas propostas de educação, diferenciadas para crianças em cada uma
das fases, surgiram, todas com a pretensão de melhorar a educação através das
características específicas de cada uma destas fases observadas por Piaget em
seus estudos. Ao entender como acontece o processo de construção do
conhecimento pode-se desenvolver métodos pedagógicos mais eficientes afim de
aperfeiçoar ou substituir os sistemas de ensino já existentes.
O uso dos materiais didáticos nas aulas
Estes
materiais se constituem de peças sólidas de diversos tamanhos, formas e
espessuras diferentes. Coleções de superfícies de diferentes texturas e
campainhas com diferentes sons. Tudo visando o prazer absoluto do aluno.Os
princípios fundamentais da pedagogia Montessoriana são: a atividade, a
individualidade e a liberdade. Enfatizando os aspectos biológicos, pois,
considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função da educação
favorecer esse desenvolvimento. Na sala de aula, a criança era livre para agir
sobre os objetos sujeitos à sua ação, mas estes já estavam preestabelecidos,
como os conjuntos de jogos e outros materiais que desenvolveu. O método
montessori opõe-se aos métodos tradicionais que não respeitem as necessidades e
os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Ocupa um papel de
destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins de infância e para as primeiras séries do ensino formal.
Estágios do desenvolvimento humano
Assim
como na teoria piagetiana, a teoria de Wallon também propõe uma série de estágios
do desenvolvimento mas, diferentemente daquele, não se limitando ao aspecto
cognitivo. Além disso, Wallon é bem mais flexível na análise dos estágios: ao
contrário de Piaget, Wallon
não acredita que os estágios de desenvolvimento formem uma sequência linear e
fixa, ou que um estágio suprima o outro. Para Wallon, o estágio posterior
amplia e reforma os anteriores. Wallon afirma que os estágios se sucedem de
maneira que momentos predominantemente afetivos sejam sucedidos por momentos
predominantemente cognitivos. Usualmente, períodos predominantemente afetivos
ocorrem em períodos focados na construção do eu, enquanto estágios com
predominância cognitiva estão mais direcionados à construção do real e
compreensão do mundo físico. Este ciclo não é encerrado, mas perdura pela vida
toda, uma vez que a emoção sobrepõe-se à razão quando o
indivíduo se depara com o desconhecido. Deste modo, afetividade e cognição não são
estanques e se revezam na dominância dos estágios.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/
Acesse:Biografia e pensamento de grandes educadores.
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mestre-trabalho-bom-senso-423309.shtml
Fonte: http://pt.wikipedia.org/
Acesse:Biografia e pensamento de grandes educadores.
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mestre-trabalho-bom-senso-423309.shtml