Consciência Fonológica

"A consciência fonológica desenvolve-se gradualmente conforme a criança adquire conhecimento das palavras, sílabas e fonemas como unidades possíveis de identificação. O desenvolvimento da consciência fonológica parece ocorrer naturalmente, segundo um ritmo previsto na linguagem oral. Porém, também é afetada pelo tipo de experiência que a criança possui. Em torno de seis a sete anos de idade, há um crescente desenvolvimento desta consciência, coincidindo com o início da escolarização.” (MEDEIROS e OLIVEIRA, 2008).

Oralidade
“As primeiras manifestações verbais da criança, são vocalizações, ou seja, sons emitidos apenas pelo prazer de brincar. Aos poucos essa brincadeira vai se transformando em tentativas de comunicação, principalmente pela influência positiva de um ambiente estimulador e afetivo.” (VELLASCO)
Durante os últimos anos, estudos têm demonstrado que para a criança aprender a ler é essencial que ela tenha habilidades de processamento fonológico. A capacidade de refletir sobre a estrutura sonora da fala bem como manipular seus componentes estruturais, a chamada consciência fonológica, está intimamente relacionada à aprendizagem da leitura e escrita. Assim, estudos comprovam que a introdução de atividades com rimas, aliterações, sílabas e fonemas possa produzir ganhos importantes no desenvolvimento de conceitos e habilidades que são requisitos no processo de alfabetização.” (DAMBROWSKI et al, 2008).

Veja mais sobre o assunto em: "Aquisição da leitura e da escrita, uma abordagem teórica e prática através da consciência fonológica" - Mariângela Stampa- RJ - Alfabética Rio-